A relevância do potencial construtivo para o incentivo à criação de RPPNM -Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal em Curitiba.

O potencial construtivo é a moeda de troca que a PMC oferece aos proprietários que transformarem suas áreas com matas nativas em RPPNM - Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal. Do 18% de remanescentes de floresta nativa, 15% são de proprietários partuculares e 3% áreas públicas.
Mais de 800 propriedades em Curitiba têm condições de se tornarem Reservas Particulares e assim contribuirem para a preservação da biodiversidade local e beneficiar a população como um todo. É preciso buscar urgentemente  mecanismos de compensação financeira que auxiliem os proprietários a manterem estas áreas!

"A compra de potencial construtivo dá ao proprietário de um imóvel o direito de exceder os limites de construção fixados pela legislação municipal. No ano passado, somente a prefeitura arrecadou R$ 34 milhões com a venda desses títulos, quase o mesmo valor de 2011 (R$ 35 milhões), o que mostra que a queda na comercialização foi maior na negociação direta entre proprietários de imóveis. Glock afirma que a prefeitura não sabe informar o valor em dinheiro do potencial negociado entre particulares, porque o resultado depende muito do tipo de potencial envolvido, que pode se referir, por exemplo, a um patrimônio histórico ou uma área verde de preservação permanente."

Link: Venda de potencial construtivo tem queda de 31% - Vida e Cidadania - Gazeta do Povo

Comentários

Postagens mais visitadas