As RPPNMs em Curitiba: RPPNs em Área Urbana

RPPNM

RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL NO MUNICÍPIO DE CURITIBA


Link: http://condominiobiodiversidade.org.br/saiba-mais/rppnm/#.V0tFuPkrLIU


RPPNM Cascatinha - 1ª de Curitiba
Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) é uma categoria de Unidade de Conservação privada,criada por iniciativa do proprietário, seja em áreas rurais ou urbanas.



A Lei Nª14.587, de 14 de janeiro de 2015, Art.7º, para a RPPNMs em Curitiba possibilita sua utilização  para atividades de visitação, ecoturismo, educação ambiental, pesquisa científica e também para fins terapêuticos.  

As RPPNs são atualmente um importante instrumento de conservação da natureza aliado aos esforços de criação de unidades de conservação de domínio público.



RPPNM Bosque da Coruja 
RPPNM Airumã



Alunos em visita à RPPNM Airumã
A criação de RPPNMs em Curitiba pode  proporcionar a preservação dos últimos 17% de remanescentes de Floresta com Araucária no ambiente urbano, evitando os impactos negativos como a ocupação irregular, a especulação imobiliária, desmatamento, deposição de resíduos, caça, fogo ou outras ações que possam vir a degradar essas áreas naturais.Também contribui para a ampliação das áreas conservadas efetivas na cidade, junto às Unidades de Conservação (UCs) municipais já implantadas, além de poderem proporcionar conectividade entre as diferentes Unidades de Conservação, formando corredores ecológicos.

Atualmente (maio 2016), Curitiba possui 17 RPPNMs oficializadas, contabilizando mais de 150 mil m² de florestas urbanas preservadas em caráter de perpetuidade.




Para saber mais, clique abaixo para abrir a cartilha completa sobre as RPPNMs e acesse também o blog da APAVE - Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM.

RPPNM - roteiro metodológico para criação e elaboração do plano de manejo e conservação
http://apavecuritiba.blogspot.com.br/







  • Enviar via Email.

Comentários

  1. Parabéns sobre a iniciativa. Gostaria porém, de registrar que me parece que Manaus teria sido, de fato, o primeiro município a implementar lei municipal de incentivos para a criação de RPPNs urbanas. Veja, por exemplo: https://leismunicipais.com.br/a/am/m/manaus/lei-ordinaria/2005/88/886/lei-ordinaria-n-886-2005-dispoe-sobre-a-criacao-e-o-reconhecimento-das-reservas-particulares-do-patrimonio-natural-no-municipio-de-manaus-e-da-outras-providencias

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas