Imprensa

A AIRUMÃ NA IMPRENSA

 



 
Gustavo Fruet assina decreto que cria RPPNM
O prefeito Gustavo Fruet assinou, nesta quinta-feira (21), o decreto que torna a Reserva Airumã, uma propriedade de 36 mil metros quadrados de área verde nativa, no bairro São João, na Regional de Santa Felicidade, em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). O decreto foi entregue à proprietária da área, Terezinha Vareschi, que também é presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave).
“A preservação do patrimônio natural e a ampliação das áreas verdes representam um imenso desafio da administração. Este é um ato para demonstrar o que queremos para o futuro da cidade”, afirmou Fruet.
O ato de assinatura, que integra as comemorações do aniversário do município, ocorreu durante a visita do prefeito a regional Santa Felicidade.
A cerimônia de assinatura do decreto contou ainda com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, do presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), do Ministério Público (MP) e outras entidades e personalidades representativas na área de meio ambiente.




12/06/2011 

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, realizou, gratuitamente, nos dias 9 e 10 de junho (duas opções de data), das 8h30 às 12h30, em Santa Felicidade, na Airumã Estação Ambiental, o curso teórico e prático de manejo de espécies exóticas invasoras. 

O objetivo da capacitação foi informar e orientar os proprietários de áreas com bosque nativo relevante em Curitiba e interessados, sobre as espécies exóticas e os métodos de controle de plantas invasoras. 

A ministrante do evento: Silvia Ziller, doutora em Conservação da Natureza e engenheira florestal do Instituto Hórus. 

Segundo Elenise Sipinski, coordenadora do projeto Condomínio da Biodiversidade (ConBio) da SPVS, as espécies exóticas invasoras prejudicam a conservação da biodiversidade. “É importante saber diferenciar a planta nativa da exótica invasora, que gera impactos ecológicos e econômicos. Há espécies, por exemplo, que se proliferam rapidamente e não deixam outras árvores crescerem”, explica. Para  saber mais sobre o assunto acesse: http://www.institutohorus.org.br/

14.04.2011
 ConBio reúne proprietários de bosques nativos na região Oeste de Curitiba

Encontro incentiva proprietários de áreas nativas a criarem reservas particulares e promove troca de informações e conceitos sobre práticas conservacionistas
 Proprietários de bosques com vegetação nativa no Oeste de Curitiba (regionais Santa Felicidade e Cidade Industrial) estiveram reunidos no último sábado (09), durante o segundo encontro de integração dos proprietários de bosques nativos do projeto Condomínio da Biodiversidade (ConBio), da organização não-governamental Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), realizado na Estação Ambiental Airumã, em Santa Felicidade. 
Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), o evento tem o objetivo de proporcionar a troca de experiências e informar sobre vegetação nativa, conservação de áreas naturais e criação de Reserva do Patrimônio Público Natural Municipal (RPPNM).

 http://www.spvs.org.br/salaimprensa/ler


22/03/2013
RPPNM Airumã é inaugurada em Curitiba
principal

Fruet fala sobre a criação da 12ª Reserva de Patrimônio Natural
A Reserva Airumã, uma propriedade de 36 mil metros quadrados de área verde nativa, no bairro São João, na Regional de Santa Felicidade, foi oficialmente transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). O decreto que torna a reserva protegida foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet nesta quinta-feira (21), e entregue à proprietária da área, Terezinha Vareschi, que também é presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave). 
“A preservação do patrimônio natural e a ampliação das áreas verdes representam um imenso desafio da administração. Este é um ato para demonstrar o que queremos para o futuro da cidade”, afirmou Fruet. O ato de assinatura, que integra as comemorações do aniversário do município, ocorreu durante a visita do prefeito ao bairro de Santa Felicidade, onde conversou com moradores e com servidores dos equipamentos do Município na região. A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, do presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), do Ministério Público (MP) e outras entidades e personalidades representativas na área de meio ambiente.
Fonte: Site da Prefeitura de Curitiba
www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-ganha-a-12%C2%AA-reserva-particular-natural/28920

Divulgação/Terezinha Vareschi/Apave / Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária Preservação

Reserva Airumã é a 12ª RPPNM de Curitiba

Área florestal no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, será um espaço dedicado à pesquisa e à educação ambiental
12
22/03/2013 | 19:50 | Fernanda Leitóles atualizado em 22/03/2013 às 20:05
A Reserva Airumã, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária. O decreto foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) na quinta-feira (21) e instituiu a 12ª RPPNM de Curitiba.
“Temos de preservar as reservas de mata nativa em áreas urbanas e incentivar que propriedades particulares com remanescentes da floreta de Araucária sejam transformadas em RPPNM”, afirmou Terezinha Vareschi, proprietária da Reserva Airumã e presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave).
Ela afirmou que o espaço servirá à pesquisa e também à educação ambiental. A partir do segundo semestre, a ideia é levar estudantes para conhecer o local e conscientizá-los sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. “O nosso objetivo é abrir à Reserva Airumã às escolas três vezes por semana”, afirmou Terezinha.
O espaço não será aberto ao público em geral. Segundo a proprietária, a medida será adotada para minimizar o impacto ambiental e preservar a Reserva Airumã. Especialistas trabalham na elaboração do plano de manejo do local, que irá determinar a capacidade de pessoas que a RPPNM poderá receber por vez.
Reserva Airumã
A Reserva Airumã pertence à família de Terezinha Vareschi há 25 anos. O espaço localiza-se na Avenida Fredolin Wolf, no bairro Santa Felicidade.
Com a transformação em RPPNM, a presidente do Apave espera que os empresários ajudem a manter a área e isso será feito por meio da compra de títulos de potencial construtivo. Segundo ela, a preservação da propriedade será feita também com o auxílio do Programa Empreendedores da Conservação (E-CONS), iniciativa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/meio-ambiente/conteudo.phtml?id=1356277&tit=Reserva-Airuma-e-a-12-RPPNM-de-Curitiba



Área Particular de mata nativa em Curitiba torna-se RPPNM
Na última quinta (21), a cidade de Curitiba recebeu um importante presente! A área de mata nativa de 30 mil m² da E-CONS Terezinha Vareschi, localizada em Santa Felicidade, foi decretada RPPNM (Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal). Rica em araucárias, pinheiros e outras espécies nativas, a área torna-se um bem para as gerações futuras.
Para Clóvis Borges, diretor executivo da SPVS, a inauguração da RPPNM Airumã é um avanço fundamental para a criação de mecanismos sólidos de preservação de remanescentes naturais no perímetro urbano. “Terezinha Vareschi é uma liderança que dá o exemplo, a partir da criação desta nova RPPNM em terreno de sua família. Além disso, cumpre um papel fundamental de incentivar proprietários e articular instâncias do poder público, numa agenda que permita a busca de resultados em escala. Este tipo de iniciativa ainda dependente de avanços na legislação e da busca do interesse de empresas privadas”, diz ele.
Além do apoio conquistado pelo Programa E-CONS, Terezinha agora também tem a intenção de conquistar mais e novos investimentos para que, daqui em diante, projetos que já acontecem na Airumã possam ganhar ainda mais representatividade e destaque, servindo de inspiração para outros proprietários de áreas nativas e para a sociedade em geral.




Curitiba ganha reserva particular que será aberta ao público

A reserva Airumã terá como diferencial o fato de desenvolver atividades como educação ambiental, visitação e ecoturismo

Alterar o tamanho da letraA-A+

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, já conta com mais uma RPPNM (Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal). Composta por 30 mil m² de mata nativa preservada, em meio à cidade, trata-se da reserva urbana Airumã, em Santa Felicidade. Na semana passada, por meio de um decreto municipal, a unidade recebeu o título que oficializa o compromisso de conservação da área para as gerações futuras.
Atualmente Curitiba possui um total de 11 RPPNMs. Mas a Capital tem, aproximadamente, 600 áreas potenciais de matas preservadas que podem se transformar em reservas particulares. O maior diferencial da Airumã, entretanto, é que ela será a primeira da cidade a apresentar propostas para desenvolver atividades econômicas permitidas pela lei da RPPNM, entre elas, a de trabalhar com educação ambiental, visitação turística, ecoturismo e pesquisa científica. Hoje, as demais reservas existentes na Capital não possuem planos organizados de atividades e visitas abertas ao público.
A reserva é de propriedade de Terezinha Vareschi, que lembra a importância de ações de conservação. “Curitiba ainda conta com 18% de seu território coberto por vegetação nativa e, destes, 15% estão em propriedade particular, daí nossa preocupação em evitar que a biodiversidade seja ainda mais ameaçada”, explica ela, que também é presidente da APAVE (Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba), e que, em conjunto com a SPVS (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental), trabalha para que mudanças na Lei da RPPNM possam beneficiar ainda mais os que preservam.
Desde 2012, Vareschi faz parte do grupo de lideranças que recebem apoio financeiro e estratégico do Programa E-CONS (Empreendedores da Conservação), desenvolvido pela SPVS em parceria com o Banco HSBC, que apoia projetos inovadores de conservação da natureza em todos os biomas do País. A iniciativa aposta na contribuição direcionada a um determinado perfil de indivíduos que demonstrem capacidade de potencializar resultados em conservação realizem atitudes diferenciadas e estratégicas e que tenham visão de longo prazo.
Nesse contexto, além do apoio do Programa E-CONS, a intenção agora é também conquistar mais e novos investimentos para que, daqui em diante, projetos que já acontecem na Airumã, por exemplo, possam ganhar ainda mais representatividade e destaque, servindo de inspiração para outros proprietários de áreas nativas e para a sociedade em geral.
Entre as iniciativas da reserva está o projeto de meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão). Além de serem responsáveis por cerca de 70% da polinização, as abelhas produzem o mel que também pode representar uma fonte de renda aos proprietários das áreas, como já acontece no litoral do Paraná, com a Acriapa (Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba). “A ideia é que esse projeto venha para a área urbana”, explica Vareschi.
Outra proposta está relacionada à visita de crianças à reserva. A intenção é que elas sejam apresentadas a ações de conservação focadas no meio ambiente da região, visitem uma estufa para conhecer mudinhas de pinheiros e as várias fases de desenvolvimento das árvores, até a planta crescida, e para que também entendam a diferença entre plantas nativas e exóticas invasoras.
De acordo com o diretor executivo da SPVS, Clóvis Borges, a inauguração da nova RPPNM representa um avanço fundamental para a criação de mecanismos sólidos de preservação de remanescentes naturais de Curitiba e Região Metropolitana.

http://www.terradagente.com.br/noticias/NOT,0,0,830279,Curitiba+ganha+reserva+particular+aberta+ao+publico.aspx

Dia: 21/3/13 - Hora: 18:35:26

Bruno Pessuti prestigia criação da 12ª Reserva Natural urbana de Curitiba

Secretário municipal do meio ambiente Renato Lima, a proprietária da RPPNM Airumã, Terezinha Vareschi, vereadores Bruno Pessuti e Paulo Salamuni. Foto: Adriano Rabiço
O vereador Bruno Pessuti (PSC) participou nesta quinta-feira (21) da cerimônia de inauguração da Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM) Airumã, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Esta é a 12ª reserva municipal criada desde 2006, quando foi instituída a lei que incentiva a existência de RPPNMs visando a proteção da biodiversidade em propriedades com mais de 70% da área coberta por vegetação nativa.
Bruno elogiou a iniciativa da proprietária da RPPNM e disse estar muito satisfeito em acompanhar a concretização de um sonho. “Esse sonho não é só dela, é de toda uma cidade que pensa na preservação da natureza. É dessa forma que queremos desenvolver o meio ambiente: cada vez mais liberando novas áreas para preservação ambiental, pois são um benefício para a coletividade da Curitiba do futuro”, destacou.
Hoje Curitiba possui em torno de 18% de mata nativa, sendo que apenas 3% são áreas públicas. Os outros 15% estão nas mãos de proprietários particulares. Segundo a proprietária da RPPNM Airumã, Terezinha Vareschi, que também é presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (APAVE), atualmente existem cerca de 700 propriedades na cidade que podem se tornar RPPNMs.
O advogado ex-presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB-PR, Alessandro Panasolo, também esteve presente ao evento e demonstrou sua satisfação em fazer parte da história do local. “Nosso papel é apoiar as pessoas e instituições que realmente possam fazer a diferença para a sociedade. E isso aconteceu aqui, é muito gratificante”, comentou.
Ainda participaram da solenidade o prefeito Gustavo Fruet e o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima; que ressaltaram a importância da criação da Comissão do Meio Ambiente na Câmara, da qual Bruno Pessuti é o presidente.
AIRUMÃ – Airumã significa “estrela da manhã” e a reserva batizada com este nome possui 36 mil metros quadrados de floresta preservada, nas proximidades do Parque Tingui. Nela estão os últimos remanescentes de floresta de araucária que formam um corredor de biodiversidade com o Parque.
No espaço serão desenvolvidas atividades de educação ambiental, ecoturismo, criação de abelhas nativas sem ferrão para produção de mel medicinal, produção de mudas de espécies nativas e incentivo à pesquisa cientifica. 




Veja a segunda de 4 reportagens da CNN sobre Curitiba, na série 

Cidades do Futuro, com o repórter Richard Quest, feita na Airumã Estação Ambiental - Centro de Vivência e Convivência Ambiental. Acesse o link abaixo:

http://edition.cnn.com/video/#/video/business/2010/11/30/fc.curitiba.green.spaces.cnn?iref=allsearch




Home: Mídia Web Inaugurada a 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural de Curitiba

Inaugurada a 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural de Curitiba

E-mail Imprimir PDF
rppn_municipalTerezinha Vareschi mostra o certificado que transforma a Reserva Airumã na 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal de Curitiba (RPPNM). O Espaço será utilizado em ações de Educação Ambiental. (Foto – Divulgação Adriano Rabiço)

Inaugurada a 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural de Curitiba
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni (PV) e o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bruno Pessuti (PSC), participaram nesta quinta-feira (21) da inauguração da 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal de Curitiba (RPPNM).  A área tem 30 mil m² de mata nativa e está localizada no bairro Santa Felicidade.
O título de Unidade de Conservação foi concedido pela prefeitura com base na Lei Municipal 13.899/2011, aprovada pela Câmara de Curitiba. O prefeito Gustavo Fruet e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Renato Eugênio de Lima, estiveram presentes na  inauguração da reserva natural, pertencente a Terezinha Vareschi e batizada como Airumã, palavra tupi que significa “estrela da manhã”. Terezinha preside a Associação de Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana.
“Curitiba ainda conta com 18% de seu território coberto por vegetação nativa e, destes, 15% estão em propriedade particular, daí nossa preocupação em evitar que a biodiversidade seja ainda mais ameaçada”, explica Terezinha, que vê na criação de RPPNMs uma maneira de criar corredores de biodiversidade na capital. A Reserva Airumã abrigará programas de educação ambiental, ecoturismo, pesquisas científicas e produção de mel por meio da criação de abelhas nativas, sem ferrão, adianta Terezinha.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, a criação de mais uma RPPNM em Curitiba é fundamental para assegurar as condições para um desenvolvimento urbano sustentável.  “As áreas verdes urbanas têm um papel importante na garantia da biodiversidade. Além das funções biológicas, essas áreas contribuem para o conforto ambiental das cidades; nossa percepção e nosso convívio com o ambiente urbano ficam muito mais agradáveis com a presença da mata nativa bem conservada”, disse.
O vereador Bruno Pessuti, presidente da Comissão de Meio Ambiente, elogiou a iniciativa da proprietária da RPPNM e disse estar muito satisfeito em acompanhar a concretização de um sonho. “Esse sonho não é só dela, é de toda uma cidade que pensa na preservação da natureza. É dessa forma que queremos desenvolver o meio ambiente: cada vez mais liberando novas áreas para preservação ambiental, pois são um benefício para a coletividade da Curitiba do futuro”, destacou.
RPPNMs
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal são uma ferramenta desenvolvida pelo município de Curitiba em conjunto com a sociedade civil de forma a assegurar incentivos para que proprietários de áreas verdes transformem seus imóveis em Unidades de Conservação.  Em linhas gerais, a Lei Municipal que regulamenta as RPPNMs diz que os imóveis particulares no município de Curitiba que tenham mais de 60% de sua área composta por bosques nativos relevantes podem receber títulos de potencial construtivo como contrapartida a um compromisso formal de conservação da mata.
A lei, sancionada em 2006, passou por alterações na Câmara Municipal de Curitiba em 2011. De acordo com o vereador Jonny Stica (PT), que presidia a Comissão de Urbanismo na época da alteração da lei, as mudanças serviram para estimular mais proprietários a transformarem suas áreas em reservas, reduzindo custos e a burocracia que envolve a criação das RPPNMs, bem como melhorar a compensação aos proprietários pela criação da reserva, através de concessão de potencial construtivo.
O presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni (PV) e o presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Bruno Pessuti (PSC), participaram nesta quinta-feira (21) da inauguração da 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal de Curitiba (RPPNM).  A área tem 30 mil m² de mata nativa e está localizada no bairro Santa Felicidade.
O título de Unidade de Conservação foi concedido pela prefeitura com base na Lei Municipal 13.899/2011, aprovada pela Câmara de Curitiba. O prefeito Gustavo Fruet e o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Renato Eugênio de Lima, estiveram presentes na  inauguração da reserva natural, pertencente a Terezinha Vareschi e batizada como Airumã, palavra tupi que significa “estrela da manhã”. Terezinha preside a Associação de Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana.
“Curitiba ainda conta com 18% de seu território coberto por vegetação nativa e, destes, 15% estão em propriedade particular, daí nossa preocupação em evitar que a biodiversidade seja ainda mais ameaçada”, explica Terezinha, que vê na criação de RPPNMs uma maneira de criar corredores de biodiversidade na capital. A Reserva Airumã abrigará programas de educação ambiental, ecoturismo, pesquisas científicas e produção de mel por meio da criação de abelhas nativas, sem ferrão, adianta Terezinha.
Para o presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, a criação de mais uma RPPNM em Curitiba é fundamental para assegurar as condições para um desenvolvimento urbano sustentável.  “As áreas verdes urbanas têm um papel importante na garantia da biodiversidade. Além das funções biológicas, essas áreas contribuem para o conforto ambiental das cidades; nossa percepção e nosso convívio com o ambiente urbano ficam muito mais agradáveis com a presença da mata nativa bem conservada”, disse.
O vereador Bruno Pessuti, presidente da Comissão de Meio Ambiente, elogiou a iniciativa da proprietária da RPPNM e disse estar muito satisfeito em acompanhar a concretização de um sonho. “Esse sonho não é só dela, é de toda uma cidade que pensa na preservação da natureza. É dessa forma que queremos desenvolver o meio ambiente: cada vez mais liberando novas áreas para preservação ambiental, pois são um benefício para a coletividade da Curitiba do futuro”, destacou.

RPPNMs
As Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal são uma ferramenta desenvolvida pelo município de Curitiba em conjunto com a sociedade civil de forma a assegurar incentivos para que proprietários de áreas verdes transformem seus imóveis em Unidades de Conservação.  Em linhas gerais, a Lei Municipal que regulamenta as RPPNMs diz que os imóveis particulares no município de Curitiba que tenham mais de 60% de sua área composta por bosques nativos relevantes podem receber títulos de potencial construtivo como contrapartida a um compromisso formal de conservação da mata.
A lei, sancionada em 2006, passou por alterações na Câmara Municipal de Curitiba em 2011. De acordo com o vereador Jonny Stica (PT), que presidia a Comissão de Urbanismo na época da alteração da lei, as mudanças serviram para estimular mais proprietários a transformarem suas áreas em reservas, reduzindo custos e a burocracia que envolve a criação das RPPNMs, bem como melhorar a compensação aos proprietários pela criação da reserva, através de concessão de potencial construtivo. Share/Save/Bookmark http://www.aladimluciano.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=759:inaugurada-a-12o-reserva-particular-do-patrimonio-natural-de-curitiba&catid=107:web&Itemid=528    

 Henry Milleo/ Gazeta do Povo / Fauna

Reservas preservam hábitat natural

Publicado em 30/03/2013 
 Transformar áreas particulares em reservas particulares do patrimônio natural municipal (RPPNMS), como a de Airumã, no bairro São João, ajuda a preservar o hábitat de animais nativos, como abelhas nativas sem ferrão (foto). De acordo com o projeto Condomínio da Biodiversidade da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, há 900 áreas com potencial para se tornarem reservas – ou seja, têm, no mínimo, 70% de mata nativa. Desde 2007, 12 terrenos se transformaram em RPPNMS.
A proprietária da Airumã, Terezinha Vareschi, trabalha para que a política de incentivo aos donos de áreas verdes seja ampliada. “Além disso, a área em torno das reservas também precisa ser preservada, com menos prédios e urbanização”, afirma.

|

Capital ganha a 12ª Reserva Particular Natural


Prefeito Gustavo Fruet durante visita na regional Santa Felicidade
A Reserva Airumã, uma propriedade de 36 mil metros quadrados de área verde nativa, no bairro São João, na Regional de Santa Felicidade, foi oficialmente transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). O decreto que torna a reserva protegida foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet no dia 21 de março, e entregue à proprietária da área, Terezinha Vareschi, que também é presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave). 
“A preservação do patrimônio natural e a ampliação das áreas verdes representam um imenso desafio da administração. Este é um ato para demonstrar o que queremos para o futuro da cidade”, afirmou Fruet. O ato de assinatura, que integra as comemorações do aniversário do município, ocorreu durante a visita do prefeito ao bairro de Santa Felicidade, onde conversou com moradores e com servidores dos equipamentos do Município na região.
A cerimônia contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima, do presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni, de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), do Ministério Público (MP) e outras entidades e personalidades representativas na área de meio ambiente.
Esta é a 12ª RPPNM criada em Curitiba. Outras onze reservas particulares foram consolidadas e mais de 20 estão em processo de implantação. A primeira foi criada em 2007, na área de preservação do Rio Cascatinha, na bacia do Barigüi, com 8 mil metros quadrados de floresta com araucária, além da mata ciliar. “É o particular que se torna coletivo”, disse a proprietária da Airumã, Terezinha Vareschi, que pretende transformar a nova reserva em um modelo. Para ela, “esta é uma política inovadora que poderá garantir aos remanescentes de florestas de Araucária a perpetuação”.
Na Reserva Airumã, que significa Estrela da Manhã em tupi guarani, são desenvolvidos projetos voltados à educação ambiental para escolas, de criação de abelhas sem ferrões – meliponicultura –, e de jardinagem urbana; além de servir como ponto de encontro para a discussão de questões relacionadas ao meio ambiente.
Durante a visita à Regional de Santa Felicidade, Fruet também visitou o Distrito de Manutenção do bairro (DMU), responsável pelos serviços básicos de roçagem, tapa-buraco e outros; a Escola Municipal Foz do Iguaçu; a CMEI Lygia Carneiro e a Unidade de Saúde Pinheiros. Em todos os locais o prefeito cumprimentou e conversou com servidores. Em todo o roteiro, o prefeito foi acompanhado pela administradora regional de Santa Felicidade, Maria José Ripol Serenato.
http://www.icnews.com.br/2013.03.28/parana/capital-ganha-a-12a-reserva-particular-natural/



DIARIO OFICIAL https://www.google.com.br/#q=RPPNM+Airum%C3%A3&hl=pt&ei=eFpXUZjcNK6p0AGyl4DIAQ&start=50&sa=N&bav=on.2,or.r_qf.&fp=225b415d093d89b3&biw=1012&bih=544


BEM PARANÁ http://www.bemparana.com.br/impresso/2013/03/28/files/assets/basic-html/page31.html

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/noticiaimpressao.aspx?codigo=28920




sábado,
30 de março
de 2013

Meio ambiente
Cidade ganha sua 12ª Reserva de Patrimônio Natural
Publicado 21/03/13 às 22:29 atualizado às 22:50
A Reserva Airumã, uma propriedade de 36 mil metros quadrados de área verde nativa, no Bairro São João, na Regional de Santa Felicidade, foi oficialmente transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). O decreto que torna a reserva protegida foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet nesta quinta-feira (21), e entregue à proprietária da área, Terezinha Vareschi, que também é presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave). Esta é a 12ª RPPNM a ser criada em Curitiba. Outras onze reservas particulares foram consolidadas e mais de 20 estão em processo de implantação. A primeira foi criada em 2007, na área de preservação do Rio Cascatinha, na bacia do Barigui, com 8 mil metros quadrados de floresta com Araucária, além da mata ciliar.

jornaldoonibusdecuritiba.com.br/noticia/2148/cidade-ganha-sua-12a-reserva-de-patrimonio-natural


Curitiba ganha a 12ª Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipa

Extraído de: gazetadopovo.vida.cidadania   Março 22, 2013

Reserva Airumã, no bairro Santa Felicidade, será um espaço dedicado à pesquisa e à educação ambiental

A Reserva Airumã, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária. O decreto foi assassinado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) na quinta-feira (21) e instituiu a 12ª RPPNM de Curitiba. "Temos de preservar as reservas de ...
... ver notícia completa em: gazetadopovo.vida.cidadania

 http://www.passeiaki.com/noticias/curitiba-ganha-12-reserva-particular-patrimonio-natural-municipa





Divulgação/Terezinha Vareschi/Apave
Divulgação/Terezinha Vareschi/Apave / Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária
Preservação

Reserva Airumã é a 12ª RPPNM de Curitiba

Área florestal no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, será um espaço dedicado à pesquisa e à educação ambiental
12
22/03/2013 | 19:50 | Fernanda Leitóles atualizado em 22/03/2013 às 20:05
A Reserva Airumã, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). Dos 36 mil metros quadrados da propriedade, aproximadamente 30 mil são compostos por floresta de Araucária. O decreto foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT) na quinta-feira (21) e instituiu a 12ª RPPNM de Curitiba.
“Temos de preservar as reservas de mata nativa em áreas urbanas e incentivar que propriedades particulares com remanescentes da floreta de Araucária sejam transformadas em RPPNM”, afirmou Terezinha Vareschi, proprietária da Reserva Airumã e presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave).
Ela afirmou que o espaço servirá à pesquisa e também à educação ambiental. A partir do segundo semestre, a ideia é levar estudantes para conhecer o local e conscientizá-los sobre a necessidade de se preservar o meio ambiente. “O nosso objetivo é abrir à Reserva Airumã às escolas três vezes por semana”, afirmou Terezinha.
O espaço não será aberto ao público em geral. Segundo a proprietária, a medida será adotada para minimizar o impacto ambiental e preservar a Reserva Airumã. Especialistas trabalham na elaboração do plano de manejo do local, que irá determinar a capacidade de pessoas que a RPPNM poderá receber por vez.
Reserva Airumã
A Reserva Airumã pertence à família de Terezinha Vareschi há 25 anos. O espaço localiza-se na Avenida Fredolin Wolf, no bairro Santa Felicidade.
Com a transformação em RPPNM, a presidente do Apave espera que os empresários ajudem a manter a área e isso será feito por meio da compra de títulos de potencial construtivo. Segundo ela, a preservação da propriedade será feita também com o auxílio do Programa Empreendedores da Conservação (E-CONS), iniciativa da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).




Gustavo Fruet:Ritmo a lá Nova Iorque.

prefeitura de curitiba
O Jornal Hoje da Rede Globo, mostrou que a prefeitura de Nova Iorque, garante aos seus moradores,água puríssima nas torneiras e bebedouros, sem a necessidade de filtros ou a adição de produtos químicos para deixar a água pura e saudável ao consumo humano. Esse trabalho é possível em função das áreas de preservação criadas mesmo em propriedades particulares. Em Curitiba, o prefeito Gustavo Fruet,PDT, inicia esse trabalho,parecido com o de Nova Iorque, e fundamental para termos cada vez mais uma melhor qualidade de vida.Veja esse bom exemplo de Fruet na área ambiental:
Curitiba ganha a 12ª Reserva Particular Natural
A Reserva Airumã, uma propriedade de 36 mil metros quadrados de área verde nativa, no bairro São João, na Regional de Santa Felicidade, foi oficialmente transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM). O decreto que torna a reserva protegida foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet nesta quinta-feira (21), e entregue à proprietária da área, Terezinha Vareschi, que também é presidente da Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e Região Metropolitana (Apave).
“A preservação do patrimônio natural e a ampliação das áreas verdes representam um imenso desafio da administração. Este é um ato para demonstrar o que queremos para o futuro da cidade”, afirmou Fruet.

http://carlosmoraes.com.br/2013/03/gustavo-fruetritmo-a-la-nova-iorque/





SALA DE IMPRENSA DA SPVS-SOCIEDADE DE PRESERVAÇÃO DA VIDA SELVAGEM

Terezinha Vareschi, proprietária e gestora da AIRUMÃ ESTAÇÃO AMBIENTAL e que já faz parte do ConBio há três anos, achou o evento esclarecedor: “Foi um incentivo para as pessoas irem atrás da conservação. O contato com a natureza proporciona o equilíbrio do ser humano, ajuda na saúde e no bem estar. Visto o momento atual de tragédias, preservar é um dever sagrado para a perpetuação de nossa espécie e pela qualidade de vida de gerações futuras”, opina. Para saber mais acese o link abaixo:

http://www.spvs.org.br/salaimprensa/ler_noticia.php?i=1040




Encontro de Integração Orienta Sobre a Importância de Manter Bosques Nativos em Curitiba


26.03.2011
Foi realizado neste sábado, dia 26, das 9h às 12h, em Santa Felicidade, o 1º encontro de integração dos proprietários de bosques nativos da região Oeste de Curitiba (regionais Santa Felicidade e Cidade Industrial) e participantes do projeto Condomínio da Biodiversidade (ConBio), da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS).

O objetivo do evento foi promover, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), um encontro para proporcionar a troca de experiências e informar sobre vegetação nativa e conceitos de conservação, como a criação de Reserva do Patrimônio Público Natural Municipal (RPPNM).

A condômina Terezinha Vareschi, que faz parte do ConBio há quatro anos, já foi atrás do que é necessário para transformar sua propriedade de 36.000 hectares em RPPNM. A reserva ainda não foi criada, mas possui até nome e logomarca: Estação Ambiental Airumã e  serviu de local para as discussões deste encontro.

Para Terezinha, o ConBio é um incentivo para as pessoas irem atrás da conservação. “O contato com a natureza proporciona o equilíbrio do ser humano, ajuda na saúde e no bem estar. Visto o momento atual de tragédias, preservar é um dever sagrado para a perpetuação de nossa espécie e pela qualidade de vida de gerações futuras”, conclui.

Mais sobre o ConBio:
O Condomínio da Biodiversidade (ConBio) é um grupo sem fins lucrativos mantido por parcerias entre pessoas físicas, empresas, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e as instituições SPVS – Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental – e Mater Natura Instituto de Estudos Ambientais. Criado a partir da preocupação com as áreas naturais remanescentes da Região Metropolitana de Curitiba, o projeto envolve mais de 300 proprietários e tem potencial de preservação de 14 milhões de metros quadrados de florestas nativas no meio urbano. A meta é atingir 500 integrantes do ConBio até 2011. http://www.condominiobiodiversidade.org.br/

Sobre a SPVS:
A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) é uma instituição do Terceiro Setor brasileira, sediada no estado do Paraná, que tem uma história de mais de 26 anos em favor da conservação da natureza. Entre as iniciativas da instituição, estão projetos para proteção de áreas nativas e de espécies ameaçadas de extinção – especialmente nas formações de Floresta Atlântica e Floresta com Araucária –, recuperação e restauração ambiental, campanhas de sensibilização pública e educação ambiental. Mais informações em www.spvs.org.br



Postagens mais visitadas