A RPPNM Airumã


Totem da RPPNM Airumã na entrada da Reserva localizada na Av. Fredolin Wolf 3539, Santa Felicidade

Inaugurada oficialmente no dia 21 de março de 2013, Dia Internacional da Floresta, a 12 ° RPPNM em Curitiba:  a RPPNM Airumã. 



Reserva Airumã, no bairro Santa Felicidade, em Curitiba, foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural Municipal (RPPNM), uma Unidade de Conservação Particular em ambiente urbano. O decreto foi assinado pelo prefeito Gustavo Fruet  na quinta-feira (21) e instituiu a 12ª RPPNM de Curitiba.

A palavra Airumã é de origem Tupi e significa Estrela Guia.
A RPPNM Airumã, Reserva Particular do Patrimônio Natural em Curitiba é um paraíso de preservação ecológica, no bairro de Santa Felicidade. Possuí uma extensa área florestal de mata de Araucária com 36 mil m² na sua totalidade que se conecta à áreas de floresta do Parque Municipal Tingui. Apresenta árvores de grande porte, vegetação formando variados extratos verticais, riacho e nascentes, assim criando o ambiente ideal para abrigar uma significativa diversidade de fauna e flora. Em 21 de março de 2013, dia da Floresta, 30 mil m² da Airumã foram transformados em RPPNM – Reserva do Patrimônio Natural Municipal, uma Unidade de Conservação Particular em ambiente urbano.


Sede da RPPNM Airumã



Desejamos do fundo do coração que efetivamente a Airumã  se torne uma Estrela Guia em área urbana. Que venha a inspirar demais proprietários de áreas naturais a transformarem suas áreas em RPPNM, em Curitiba e seja também um modelo de unidade de conservação particular sustentável replicável em outras cidades. 

Afinal, mais de 86% da população brasileira vive em centros urbanos e preservar florestas urbanas, desenvolver nelas atividades sustentáveis significa contribuir para a qualidade de vida de seus habitantes.


Vovó Airumã - Araucária tri-centenária na RPPNM Airumã



AGRADECIMENTOS

Minha gratidão ao pai dos meus filhos Alvaro Bruno Cyrino, proprietário da Reserva juntamente comigo, aos meus filhos, Marina e André, os quais abdicaram do único patrimônio que possuem para que a floresta da Airumã fosse transformada em RPPNM e preservada para sempre.



Alvaro Bruno Cyrino


Marina Pereira Cyrino



Andre Luis Pereira Cyrino


Marina e André foram criados desde crianças dentro desta floresta. Aprenderam a conhecê-la, amá-la e respeitá-la e não hesitaram um momento sequer quando lhes propus, como guardiã deste local, que ela fosse transformado em RPPNM para todo o sempre, porque nos seus corações sabem que receberam ensinamentos  inestimáveis desta natureza viva que contribuiu para a edificação do caráter deles. 


ALUNOS DA ESCOLA NOVA GERAÇÃO NA RPPNM AIRUMÃ

Deixam junto comigo um legado para a população de Curitiba, principalmente para as crianças que aqui chegam nos programa ecoeducacionais, que aprenderão a conhecer a floresta com araucária, a respeitá-la e a amá-la. 

Influenciarão os adultos de hoje, crescerão e nosso sonho é que se tornem cidadãos comprometidos com a proteção, revitalização, recuperação das matas, rios e nascentes de nossa amada Coré-Tuba, Curitiba, Terra dos Pinheirais! 

Terezinha Vareschi



 Com gratidão à Luz Maior e muito amor à Mãe Terra!


Terezinha Vareschi
Guardiã/proprietária e gestora da Reserva Airumã







Comentários

Postagens mais visitadas