Green City Award: Curitiba recebe prêmio internacional da Rio+20

 A VOZ QUE NÃO CALA!

Curitiba recebeu na Rio + 20 o prêmio Global Green City Award (Cidade Verde). O título foi concedido pelo Fórum Global sobre Assentamentos Humanos – GFHS. A capital paranaense foi a única cidade da América do Sul a receber o título. Outras premiadas foram: Nantes, França; Los Angeles, EUA; Suining e Duyun, China e a eco-cidade sinocingapuriana de Tianjin.

É um reconhecimento à política ambiental do município, que vem sendo consolidada mediante ações de proteção, recuperação, controle, monitoramento, educação ambiental e implantação de áreas de conservação e lazer, de forma a manter e melhorar a qualidade de vida dos curitibanos”, disse a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias, ao receber o prêmio pela cidade na noite desta segunda-feir, 18 de junho.






Sei que deveria estar comemorando este prêmio, mas a voz dentro de mim que não quer calar sabe muito bem que a nossa premiada "Cidade Verde" está perdendo seu Verde. Só não vê quem não quer ou quem preso está à ilusão da imagem que se tem vendido de Curitiba nos últimos tempos! 

Esperamos que a PMC comece efetivamente a dar o devido e merecido  apoio à criação de mais RPPNMs que são as Reservas Particulares do Patrimônio Natural Municipal,  bem como ações de proteção, preservação das nossas matas nativas, antes que construtoras sem nenhuma iniciativa sustentável coloquem ainda mais abaixo a biodiversidade de nossas matas de araucária com sua fauna, flora e águas! Que cuide das áreas verdes públicas também, muitas delas abandonadas, servindo de refúgio prá drogas e criminalidade, além do lixo nelas despejado. 

Me entristeço quando deveria me alegrar, pois Coré Tuba chora em suas entranhas e vai ver que é por isto que chove tanto nesta cidade nestes últimos tempos. As lendas índigenas dos Tínguis, primeiros habitantes desta terra e de origem Tupi-Guarani devem explicar tudo isto. A terra chora, pois não merece o descaso com o qual vê seu bem mais precioso que é sua floresta de araucária, já tão ameaçada de extinção, agora mais ainda em perigo!

Nós da APAVE- Associação dos Protetores de Áreas Verdes de Curitiba e RM e o Grupo de Trabalho pela Preservação das Matas Nativas de Curitiba e RM estamos muito atentos e empenhados para que os cidadãos e o poder público desta cidade abram os seus olhos enquanto ainda é tempo e que possamos nos unir, sociedade civil e poder público para estancar esta hemorragia que pode pouco a pouco acabar com a nossa linda cidade já não tão verde como apregoado pro aí!

Terezinha Vareschi
Vice-presidente da APAVE
Proprietária e Gestora da Airumã Estação Ambiental

Comentários

Postagens mais visitadas