Associação APAVE - Em Defesa da Biodiversidade das Áreas Verdes de Curitiba e RM








           A  APAVE  é uma Associação recém fundada no final de 2011 por iniciativa de proprietários de áreas verdes de Curitiba e Região Metropolitana, proprietários de RPPNM - Reserva do Patrimônio Particular Natural Municipal, bem como defensores da Natureza. 


         Alicerçada no desenvolvimento dos valores humanos e éticos, almeja a defesa, preservação e conservação das áreas verdes e seus recursos naturais, tendo como finalidade articular e organizar os proprietários de áreas verdes de Curitiba e Região Metropolitana; proprietários de RPPNM e pessoas que apóiem essa iniciativa, com o propósito de promover atividades direcionadas à preservação do meio ambiente; contribuir para a proteção, conservação e valorização dessas áreas naturais. 

 A conservação ambiental é um dos pilares estratégicos no processo de planejamento que a cidade de Curitiba vem conduzindo há mais de 40 anos. Sabe-se que 17,97% da superfície do Município é recoberta por vegetação de porte arbóreo. Sabe-se ainda que a maioria das áreas nativas relevantes que a cidade ainda possui, ou seja 15%, estão concentradas nas propriedades particulares que até o momento tem preservado este patrimônio natural dentro de um grande centro urbano como Curitiba, assim beneficiado a população como um todo. Os demais 3% estão em áreas públicas e na sua maioria em estado de deterioração.


         Portanto, está nas mãos destes proprietários o futuro da assim denominada cidade ecológica que tanto admiramos que devido à grande expansão imobiliária, está passando por um momento de extrema fragilidade.  Temos presenciado a degradação de áreas de preservação permanente – as APPs,  corte de matas ciliares e de sub bosques, construção de muros em fundo de vale, o desvio, a canalização e manilhamento de nascentes, córregos, leitos de rio, e muito mais, colocando em risco toda a biodiversidade que a cidade de Curitiba ainda possui, além de danos irreparáveis ao meio ambiente e à qualidade de vida dos habitantes da região.


           Conscientes de que o momento exige uma ação conjunta, a Associação APAVE busca o apoio  dos Órgãos e Entidades do Poder Público, do Terceiro Setor, Associações de Preservação Ambiental e demais setores da Sociedade, para  nos apoiarmos mutuamente com a finalidade de proteger, preservar e valorizar as áreas verdes, em especial as com mata nativa relevante de Curitiba e RM . 
             Interessados em conhecer a proposta da APAVE, solicitamos entrar em contato por e-mail e/ou telefone, abaixo relacionados. Seja a mudança que você quer
ver no mundo. Pense globalmente e aja localmente. Sua participação é fundamental. Junte-se a nós!

Terezinha Vareschi - Vice Presidente da APAVE
E-mail: airuma.estacaoambiental@gmail.com
www.airumaestacaoambiental.blogspot,com
41 - 30169346
41- 9610-5084

Comentários

Postagens mais visitadas